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Quando Devo Criar Um Novo Site?

Quando Devo Criar Um Novo Site?

Devo ou não criar um novo site?

Essa decisão pode fazer toda a diferença para sua equipe de venda, marketing e em todo o resultado da sua empresa pelos próximos meses!

Então ! Devido a essa importância vamos abortar aqui os principais pontos que devem ser analisados para que fique clara a necessidade ou não de criar um site novo.

Aqui não vamos abordar a importância de se ter um site nos dias de hoje, pois isso já esta mais que claro que é fundamental para a sobrevivência.

Nossa ideia e apresentar pontos que vão ajudar na tomada de decisão e deixar claro de quando é hora de pensar em criar um novo site.

Para isso vamos refletir sobre o uso da internet no Brasil:

O crescimento do acesso à internet tem aumentado a cada dia com as facilidades de acesso a rede, esse movimento gigantesco de pessoas vivendo cada dia mais conectadas só tende a aumentar, as pessoas acessam a internet várias vezes ao dia, grande parte de tempo pesquisam por soluções e produtos online. Só a titulo de exemplo em 2016 ¼ da população brasileira realizou alguma compra online pelo menos uma vez, segundo o relatório Webshoppers do E-bit. 

A grande parte das empresas reconhece a importância e a força online para os negócios, mas é muito importante saber como planejar e investir. Muitas empresas por não terem essa preocupação acabam perdendo dinheiro, exemplo claro disso, segundo a ABComm, é que 70% do e-commerce no Brasil vendem menos de 10 produtos por mês. 

Certo! Mas o que isso tem a ver com criar um novo site?

Como podemos perceber, o site tem papel importante na jornada de compra dos seu cliente, é isso não pode ser desconsiderado, é preciso ter a visão que o site muito mais que a exposição de imagens, cores e textos relacionadas a sua empresa ou produto, ele é a vitrine pela qual o visitante vai conhecer e interagir com sua empresa “você”. Através desse contato e interação que os clientes são convencidos a comprar seus serviços ou produtos.

Com base nisso vamos mostrar algumas dicas para identificar se já está na hora de criar um novo site ou trabalhar em novas etapas na jornada de compra de seu cliente. 

Vamos lá? 

 1) Seu site é Responsivo? Você consegue navegar de facilmente pelo seu celular?

Existe várias maneira de testar a navegabilidade de seu site em resoluções menores que as do desktop, mas a mais funcional é testar em seu próprio celular, faça o que um visitante faria, visite as páginas, acesse um formulário, análise as principais dificuldades.

Mais de 50% da navegação dos brasileiros na internet é feita pelo celular, por esse motivo é importante que seu site esteja pronto para receber esses visitantes, caso contrario vai perder metade deles, pois ninguém consegue navegar em site onde precisa dar zoom para ler o texto, aumentar ou diminuir para conseguir clicar em um botão ou preencher o formulário, isso é péssimo e pode ter certeza que nos primeiros segundos de navegação o visitante vai embora do teu site.

O seu site tem que ser responsivo! Isso significa que ele muda a aparência para facilitar a navegação no celular. Menu, páginas, conteúdos, botões, imagens e todos os outros elementos vão se adaptar ao display de navegação dos celulares e tablets.

2) Você sabe quanto tempo seu site demora para carregar?

Já deve ter acontecido com você! Sabe quando você tenta abrir um site e ele nunca abre e você acaba desistindo de tentar? Esse problema é muito comum para quem navega no celular, tablete e ate mesmo no computador! Segundo os estudos de Kissmetrics, 40% das pessoas desistem de navegar em um site quando a demora de carregamento da página passa dos 3 segundos.

Avalie seu site: teste a velocidade de carregamento do seu site nessas duas ferramentas: https://gtmetrix.com e https://testmysite.thinkwithgoogle.com/

Mas não se desespere se o seu site não atingiu os 3 segundos, um número de 4 a 7 segundas ainda é aceitável. Porem se esse tempo esta acima de 8 segundas com certeza você esta perdendo a maior parte de seus visitantes. Isso significa que você precisa urgentemente pensar em otimizar seu site ou até mesmo troca-lo.

3) Você tem olhado nos sites dos concorrentes?

Você ou seus colegas de trabalho analisar os sites dos concorrentes? Já encontrou  sites da concorrência onde percebeu que era muito melhor que o site da sua empresa? Tome muito cuidado, nem sempre um site bonito é melhor que um nem tão bonito, o que precisa ser avaliado e a sua taxa de conversão, além de cada ponto aqui apresentado.

Avaliar o site de um concorrente para aprender e aperfeiçoar é sempre importante como base!

4) Seu site tem informações atualizadas?

Verifique no seu site se as informações de contato como e-mail e telefones estão atualizadas, assim como as imagens e informações de texto são recentes e atuais, olhe também os links do site e veja se existe algum link quebrado ou direcionando para uma página de que não deveria. Faça uma verificação disso e se caso encontrar informações desatualizadas, pense em atualiza-las, isso é possível?

Muitos sites estão desatualizados pois as empresas não possuem acesso ao conteúdo desse site ou os meios de acesso são difíceis para realizar a manutenção. Isso ocorre quando são construídos por freelancers ou agencias que não permitem a fácil manutenção através do acesso a plataforma. Um bom site deve lhe permitir atualizar qualquer detalhe com poucos cliques. Isso mesmo. Se seu chefe lhe pedir hoje para colocar um novo serviço no ar, ou mudar uma foto, o site deve lhe permitir fazer as alterações em menos de 15 minutos.

Procure desenvolvedores de sites que não limite o gerenciamento e acesso de seu site através de linhas e mais linhas de código ou ter que acessar o servidor para atualizar algo, isso não existe mais para empresas médias e pequenas. Por isso de preferencia a plataformas abertas CMS com interface amigável, como o WordPress, nessa plataforma através do painel de acesso você pode criar novas páginas e atualizar todo o conteúdo do site sem precisar de conhecimentos avançados. Pense sempre em verificar esses pontos ante de contratar um WebDesign para desenvolver um site!

5) Seu site aparece nas ferramentas de buscas como o Google?

Veja se ao buscar o seu serviço no Google o seu site aparece nas primeiras páginas. Apareceu?  Se não, você com certeza esta perdendo um número grande de visitantes “clientes” para sua empresa.

Um site otimizado é uma das soluções mais importantes e a mais ignorada entre os administradores de sites, se chama SEO (Search Engine Optimization) é através dessa estratégia que o seu conteúdo no site é encontrado pelos motores de buscas e apresentado as pessoas no Google, é uma grande fonte de potenciais clientes que você pode alcançar na internet.

Otimizar seu site não é muito complicado, mas o ideal é que o SEO seja trabalho no processo de desenvolvimento do site, mas caso isso não foi idealizado você pode buscar um profissional da área de marketing e webdesign para otimizar seu site.

6) O seu serviço esta claro no site para qualquer visitante?

A primeira página é o resumo principal de seus atributos, então esses detalhes devem estar clara logo de inicio, diferenciais da organização por exemplo. Logo a baixo deve conter as próximas informações que geram autoridade ou esclarecem os serviços, analise se as informações estão claras e atraentes ou  se estão tirando o foco? Se em análise você não entender os processos de caminho para o cliente e nem tão pouco claro os serviços e produtos disponíveis, então você tem um problema, imagina para seus potenciais clientes?

Um dos maiores erros dos sites atuais é a forma que eles apresentam as informações. Na maior parte das vezes, o objetivo de um site deveria ser gerar pedidos de orçamento a partir de visitantes. Mas, na prática, os sites acabam tendo a própria página inicial extremamente confusa. Cheia de elementos desnecessários e desinteressantes para o público alvo.

7) Você já trabalhou uma estratégia de marketing de conteúdo?

Você quer ser uma referencia em seu segmento? Uma autoridade sobre seu mercado e segmento? Seu site tem estrutura para criação e manutenção de blog? Sua empresa possui uma equipe e investimento a médio e longo prazo?

O blog ferramenta de conteúdo utilizado na estratégia de marketing de conteúdo e muito importante como estratégia para alcançar resultados no crescimento digital. Acontece que, por ter resultados a médio e a longo prazo e obrigatoriamente ter sites rápidos e responsivos, algumas empresas desistem de investir.

Existem profissionais da área de Marketing Digital capacitados a elaborar uma estrutura e um plano de ações para o marketing de conteúdo para sua empresa, o que a médio e longo prazo vai tornar a sua empresa uma autoridade no segmento.

Bom, você pode verificar todos os pontos! Através de uma análise mais aprofundada aqui ! 

 Já decidiu se deve criar um novo site ou não?

E aí, já conseguiu decidir? Tem muita coisa importante que temos que levar em consideração, não?

Mas para uma dica valiosa, antes de contratar um profissional ou empresa para elaborar o projeto de um Site, verifica se essa empresa vai atender essas questões ou pelo menos a maioria delas, pois isso vai interferir diretamente no resultado final do site e como consequência na sua finalidade. Por incrível que pareça, existe no mercado, desenvolvedores de sites e agencias que não se preocupa com os detalhes que vão muito mais que a beleza do site. Por isso nossos profissionais treinados e especializados trabalham com soluções atualizadas e se utilizando das técnicas e estratégias para atender as necessidades para um bom projeto. Saiba Mais!

Resumindo as principais questões:

  • 1) Seu site é Responsivo? Você consegue navegar facilmente pelo seu celular?
  • 2) Você sabe quantos tempo seu site demora para carregar?
  • 3) Você tem olhado nos sites dos concorrentes?
  • 4) Seu site tem informações atualizadas?
  • 5) Seu site aparece nas ferramentas de buscas como o Google?
  • 6) O seu serviço esta claro no site para qualquer visitante?
  • 7) Você já trabalhou uma estratégia de marketing de conteúdo?

Verifique quais pontos o seu site não esta atendendo, veja os mais relevantes e se encontrar 3 pontos ou mais, recomendo fortemente pensar na troca do seu site urgente. Quer Um Orçamento ?

Além da questão do site você deve avaliar toda a estratégia de marketing digital a qual e altamente dependente de um site para os resultados, em resumo não adianta realizar uma boa estratégia de marketing digital e perder a conversão por conta dos problemas aqui abordada nos sites.

Antes de sua decisão não esqueça que o site é um braço importante para seu negócio e você deve contar com isso para o seu crescimento.

Gostou ? Ajudou você? Então deixe seu comentário…

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